quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cortina Passo a Passo

cortina_romana_instalada
Cortinas romanas são aquele modelos de painel que sobem puxados por um cordão lateral e ao subir criam dobras no tecido. Diferentes das cortinas tipo esteira, são muito elegantes e criam um belo efeito em sua janela. Veja aqui alguns modelos em ambientes decorados.
Esse é daqueles projetos que parecem complicados mas que só são um pouquinho trabalhosos. Entretanto, contudo, todavia, quando pensamos no quanto economizamos fazendo nós mesmos essas cortinas, aí tudo muda de figura. Vamos aprender o passo-a-passo da cortina romana, redecorar a casa e economizar para os detalhes a mais que você tanto quer para enfeitar a sua casa.

Material:
material_para_fazer
  • tecido e velcro
  • hastes de plástico
  • suporte de madeira
  • alfinetes e agulha de costura
  • linha de costura e cordão
  • tesoura , serrinha
  • argolas de plástico
  • parafusos com argola e parafusos longos

Cada parte da cortina romana deve ter 10 cm a mais de tecido na largura, para o acabamento. Calcule a altura medindo a sua janela e aumentando 5 cm de tecido para cada haste de dobra que quiser inserir, e mais 3 cm para os acabamentos.
dobre_acabamentoPrimeiro costure a barra das laterais. Dobre a borda 2,5 cm e novamente 2,5 cm sobre a dobra anterior.

coloque_alfinetesPrenda com alfinetes e costure na máquina de ponta a ponta. Repita o procedimento do outro lado.

marque_posicao_hastes_suporteCom régua e lápis, marque no avesso onde serão costuradas as dobras para as hastes que dão o efeito da cortina. Marque dois espaços com 2,5 cm em cada um.
Comece a marcar essas linhas das hastes a partir de 25 cm da borda superior e assim sucessivamente até a outra borda. Se sobrar menos que 25 cm no final, não tem problema.

prenda_alfinetesDobre o tecido nas linhas marcadas e prenda com alfinetes para costurar na máquina. Preste atenção para alinhar corretamente as marcas.
Costure de lado a lado. Repita para todas as marcações das hastes.

posicione_velcroVamos preparar o acabamento da borda superior. A cortina será presa no suporte de madeira usando velcro. Um lado do velcro será costurado junto com a dobra do acabamento da cortina. Dobre o tecido em 1 cm e vá prendendo com alfinetes junto com o velcro.

costure_velcroCosture o velcro em suas duas bordas.
Na parte inferior da cortina, dobre uma barrinha de 1 cm para o acabamento e outra sobre ela de mais 1 cm. Costure.

coloque_hastesVamos começar a montar.
Serre as hastes de plástico na largura da cortina com 1 cm a menos de cada lado.

coloque_hastes_costurasColoque as hastes nas dobras e encaixe. Isso que vocês estão vendo é o avesso da cortina.

costure_argolas_plasticasCom a fita métrica, meça 10 cm de cada borda e costure com agulha e linha as argolas de plástico nessas dobras das hastes por onde passarão os cordões. Para essa largura de painel são duas argolinhas para cada haste. Se a largura da sua janela for maior, inclua mais argolinhas por haste.

passe_cordao_argolas_plasticasComece a passar os cordões de baixo para cima. Encaixe na argolinha de baixo e continue passando em cada haste.

continue_passando_cordaoPasse o cordão na próxima e assim por diante até o topo da cortina.

confira_posicao_suporte_cortinaEsse é o suporte de madeira onde a cortina será fixa. Na parte da frente desse suporte você deverá colar a outra metade do velcro. Use cola rápida para isso. Esse suporte será parafusado no teto. Use furadeira para esse processo e parafusos compridos, ou parafusos de gesso, se for o caso.

fixe_parafusos_suporteFixe na parte de baixo do suporte os parafusos com argola, um para cada cordão. Para essa medida de cortina foram dois parafusos.

passe_cordao_parafusoPasse cada cordão pelo seu respectivo parafuso de argola.

fixe_cortina_velcro_suportePrenda a cortina no suporte com o velcro e ajuste as medidas dos cordões.


de_no_ponta_cordaoNa parte inferior faça um pequeno nó na primeira argola.

posicao_cordoesNa parte superior, pegue o cordão de uma das bordas alinhe-o com o suporte, passe pelo outro parafuso de argola e junte com o outro cordão, como na imagem. Esses dois cordões serão trançados e juntos farão a cortina subir em dobras.
Se a sua cortina tiver mais cordões, todos deverão se juntar em uma das laterais, sempre correndo por todos os parafusos de argola. Esse é o segredo do funcionamento.
Deixe fixo na parede ao lado da cortina, um pequeno gancho onde você prenderá os cordões para manter sua cortina aberta. É só dar um laço e soltar quando quiser fechar.


Com as medidas dos cordões definidas, corte-os na altura que deseja deixar. Desmonte a estrutura e fixe o suporte de madeira no teto. Depois é só remontar e admirar a sua cortina linda, maravilhosa e econômica. Pense nela quando estiver escolhendo enfeites novos para a sala com o din-din que economizou.

SHABBY CHIC - ALMOFADAS DA KATIES ROSE COTTAGE

AMARNA IMAGENS: SHABBY CHIC - ALMOFADAS DA KATIES ROSE COTTAGE: ...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Shabby Chic

Observe a delicadeza e perfeição destes detalhes. Fonte Rachel Ashwell Shabby Chic

Shabby Chic é um estilo de decoração que consiste principalmente em misturar elementos antigos com modernos. 
Shabby significa gasto, desalinhado, mas como a intenção era que o estilo traduzisse algo novo, se incorporou o termo chic. O bom gosto de Rachel em combinar objetos modernos com mobiliário antigo, mobiliário que hoje em dia não se faz igual, mobiliário com madeira nobre, madeira  muitas já extintas, todos muito bem talhados a mão e com muita história, que hoje entram na modernidade do repaginado, de modo que os ambientes ficam modernos e elegantes, este é o sucesso do estilo Shabby.
Hoje em dia o estilo, já se transformou, evoluiu, e esta se espalhando por vários lugares.


Fonte de imagens Rachel Ashwell Shabby Chic

Observe o luxo, no lustre de cristal, nas louças e a delicadeza da cor rosa chá de um sofá em modelagem moderna, misturados a arrogância da mesa de madeira bruta envelhecida em sua cor natural, com as cadeiras patinadas. 
Nos ambientes, predominam cores suaves, desde, rosa, verde, salmão, areia, bege, aveia, ocre, cinza e branco, muito branco. Móveis com aspecto muito usados e pintados várias vezes com lugares mostrando totalmente desgastados como se fosse gasto pelo tempo, enfeites de porcelana, jarros de hortênsias e lavandas, rosas, luminárias de vidro e cristais. 
---------------------------------------------------


fonte http://romantichome.blogspot.com.br

Detalhe da Cristaleira com luz, um charme a parte.




Tecido Toile du jouy forrando o fundo da Cristaleira.Veja a beleza da transformação deste móvel AQUI

O conforto, a beleza das imperfeições, o fascínio do tempo que desgasta a madeira, que gasta os objetos, que deixa o ferro e a prata em seu aspecto natural, com ferrugem e oxidação, e o apelo da vida prática simples; são os pilares dos Shabby Chic ®. É a beleza das incomparáveis porcelanas de toque floral, ou totalmente brancas, coisas que vieram do sótão de nossos avós. Moveis que antes eram rejeitados e vendidos em mercado de pulgas e que na verdade por lá ficavam, ninguém queria, mas hoje a corrida atrás deste estilo de moveis é tão grande que esta cada vez mais difícil de encontrar e cada vez eles são vendidos a preço de ouro. Rendas, babados, tecido 100% algodão, tecido de linho, estampas florais delicadas, tecidos amassados, tecidos desbotados ou tingidos com chá para dar aparência de tecido envelhecido, veludo gasto, cortinas de tecidos leves florais ou rendadas, livros antigos, vidros e cristais.
--------------------------------

[blog Perfeita Ordem} Pinterest, Tumbrl, Casa Claudia



No Shabby Chic nós podemos ver misturados o lixo e o luxo em um só lugar, vejo isto nesta foto onde a madeira desgastada se mostra sob o linho puro, onde cristais e porcelanas se fundem em uma imagem de enlouquecer o mais refinado gosto.

-------------------------------------



Linho puro



Rendas e Babados



O Chic e o gasto se misturam em um só.


Tecido 100% algodão amassado . Rachel Ashwell Shabby Chic
------------------------------



A delicadeza dos Babados.
----------------------------------



Flores, porcelana, livro antigo, banco Shabby.






Tudo junto e misturado








O luxo das porcelanas e dos cristais com a mesa e cadeiras Shabby.






Sofá com capa de algodão, almofadas com babados, flores com uma mesa Shabby.

Imagens retiradas do blog http://shabbychicgirls.blogspot.com.br/  SIMPLY-ME pertence a TAUSHA, apaixonada pelo estilo Shabby chic, seu blog é  uma elegância de imagens feitas em sua casa na Florida, que deixa muita gente suspirando.